O Email Marketing consiste no uso da ferramenta “email” para fazer marketing direto, proporcionando o estabelecimento de um contato quase que instantâneo com o utilizador do outro lado do ecrã. O uso desta ferramenta tem aumentado com uma potência gigante, e esta potência também é determinante no poder de vendas ou registos que você pode ou deseja alcançar.
Se você realmente deseja o sucesso dos seus emails, é necessário seguir algumas bases, tal como captar os seus próprios emails, e não copiar de outras listas. Se uma pessoas assina o seu feed ou insere o email numa landing page é porque está interessado no conteúdo que lá está exposto, e não ao conteúdo dos outros sem intenção própria. Desta forma garante que está a enviar a mensagem certa, para o destinatário certo, e de certeza ele te irá trazer retorno absoluto!
Um bom email marketing estabiliza um ótima relação com o cliente.
Já imaginou mandar 50.000 emails com a venda de um produto seu, para pessoas que decidiram fornecer o seu email por vontade própria, e se 70% das pessoas abrissem o email, o seu produto teria alcançado 35.000 pessoas. Se 15% dessas pessoas comprasse o produto, seriam 5250 vendas!
Não é fantástico o alcance? Claro que para atingir esta margem é necessário algum trabalho e dedicação, e certos conceitos a adquirir na hora de enviar o seu email, ou caso contrário, poderá ser o falhanço total!
A importância do título
Um estudo recente afirma que 64% das pessoas abrem um email com base no título, e 58% é a taxa de abertura dos emails com menos de 20 carácteres!
Podemos retirar desta estatística que, o título é e sempre foi o ponto principal de algo, aquilo que capta a atenção dos leitores e faz-lhes sentir agrado. Também odeiam títulos extensos e muito complexos, optam por abrir o que é mais simples, porém direto ao assunto!
Dois títulos concretos, faça a sua escolha:
- Vende mais agora!
- Transforma a tua capacidade em vendas com o nosso super guia de negócios!
Talvez até possamos ter opiniões diferentes, mas eu abriria certamente o primeiro, pois com a simplicidade e objectividade despertou-me mais interesse. Por isso, nunca se esqueça que o título é bastante importante!
Uma boa linguagem é meio caminho!
Ao usar uma linguagem incorreta é quase que cometer suicídio. O uso de uma boa linguagem é super fundamental pois está em causa a crença e viabilidade da empresa ou produto. Jamais ouse escrever com muitos erros, ou as pessoas simplesmente fecham o email.
Se tiver dificuldades na escrita, use o word antes de escrever o seu email, ele sempre apresenta os erros, e fornece correções.
Não hesite em responder: passagem ao bom relacionamento
Esteja sempre pronto a responder ao que o seu cliente enviou para si, apesar do email marketing ser uma ferramenta automática (ou não), responder e mostrar que não é um robô é sempre importante. Deste modo, estamos a trabalhar para o bom relacionamento entre a empresa e o consumidor, tal como você gostaria de ser respondido se encaminhasse uma mensagem para alguém.
Este fator é bastante psicológico também, basta apenas uma simples e rápida resposta e o cliente associa quase que automaticamente a empresa a um bom serviço de interação com o cliente. Se for necessário, até contrate alguém que esteja disposto a responder aos emails.
Procure uma boa estratégia para manter sempre o bom relacionamento com o utilizador.
Ferramentas úteis
Algumas das ferramentas aqui apresentadas poderão ser úteis ao desenvolvimento de um bom email marketing, algumas gratuitas outras não, mas de que interessa o preço, se quando podemos quase assegurar que o retorno será inimaginavelmente maior ao que investiu?
Mail Chimp – Envio de emails gratuitos
WebX Tool – Contador de palavras
Corretor Ortográfico – Corrige o teu texto
Como escrever títulos ótimos