Programação – Site Fácil https://www.sitefacil.com Como criar um site fácil e rápido Fri, 12 Dec 2014 19:37:03 +0000 pt-BR hourly 1 Como editar temas no WordPress quando criar um Bloghttps://www.sitefacil.com/blog/como-editar-temas-no-wordpress-quando-criar-um-blog/ https://www.sitefacil.com/blog/como-editar-temas-no-wordpress-quando-criar-um-blog/#comments Tue, 15 Dec 2009 15:44:50 +0000 http://comofazerumblog.com/?p=295Quando criar o seu blog, pode querer editar o tema para personalizar ainda mais certos aspectos importantes para a imagem que pretende transmitir. O WordPress permite a edição de todos os temas, mas a quantidade de funções e ficheiros que podemos alterar é grande, por isso aqui ficam alguns dos códigos mais comuns nas modificações de temas.Ficheiros nos Templates Aqui ficam […]

]]>
Quando criar o seu blog, pode querer editar o tema para personalizar ainda mais certos aspectos importantes para a imagem que pretende transmitir. O WordPress permite a edição de todos os temas, mas a quantidade de funções e ficheiros que podemos alterar é grande, por isso aqui ficam alguns dos códigos mais comuns nas modificações de temas.

Ficheiros nos Templates

Aqui ficam os ficheiros mais comuns nos temas para WordPress, para poder modificar o seu blog.

  • single.php
  • page.php
  • header.php
  • footer.php
  • index.php
  • sidebar.php
  • comments.php
  • 404.php
  • archive.php
  • searchform.php
  • search.php
  • style.css
  • functions.php

Funções mais comuns no cabeçalho do Blog

O cabeçalho do Blogger (no ficheiro header.php) é onde encontramos a maior parte das funções do WordPress. Este ficheiro é comum a todas as páginas do blog e as suas funções estão acessíveis em todo o site.

Aqui ficam as funções mais comuns:

<?php bloginfo(‘template_url’); ?> – Localização do tema do blog
<?php bloginfo(‘stylesheet_url’); ?> – Link do ficheiro Style.css
<?php bloginfo(‘rss2_url’); ?> –URL da Feed
<?php bloginfo(‘name’); ?> – Título do Blog
<?php wp_title(); ?> – Título de uma página
<?php bloginfo(‘url’); ?> – URL do blog
<?php bloginfo(‘description’); ?> – Descrição do blog
<?php bloginfo(‘pingback_url’); ?> – URL para Pingback
<?php bloginfo(‘version’); ?> – Versão do WordPress

Códigos dos outros ficheiros do Blog

Os outros ficheiros têm normalmente outras funções, para chamar determinadas partes do site. Com a utilização destas funções, os utilizadores mais avançados podem criar sites muito mais dinâmicos.

<?php get_header(); ?> – Mostra o Header
<?php get_footer(); ?> – Mostra o Footer
<?php get_sidebar(); ?> – Mostra a Sidebar
<?php comments_template(); ?> – Mostra os comentários
<?php the_content(); ?> – Conteúdo do post
<?php the_excerpt(); ?> – Excerto do post
<?php the_title(); ?> – Titulo do post
<?php the_permalink() ?> – Link para o post
<?php the_category(‘, ‘) ?> – Categoria do post
<?php the_author(); ?> – Autor do post
<?php the_ID(); ?> – ID do post
<?php edit_post_link(); ?> – Link de edição do post
<?php next_post_link(‘ %link ‘) ?> – URL da página seguinte
<?php previous_post_link(‘%link’) ?> – URL da página anterior
<?php get_links_list(); ?> – Lista todos os links da lista
<?php wp_list_pages(); ?> – Lista todas as páginas
<?php wp_get_archives() ?> – Listas os arquivos do blog
<?php wp_list_cats(); ?> – Lista todas as categorias
<?php get_calendar(); ?> – Mostra o calendário
<?php wp_register(); ?> – Link para o registo de utilizadores
<?php wp_loginout(); ?> – Link para login dos utilizadores registados

Com estas funções é possível construir páginas únicas e garantir ainda mais funcionalidades quando criar o seu blog.

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/como-editar-temas-no-wordpress-quando-criar-um-blog/feed/ 2
O top de comentários nos posts do Bloghttps://www.sitefacil.com/blog/o-top-de-comentarios-nos-posts-do-blog/ https://www.sitefacil.com/blog/o-top-de-comentarios-nos-posts-do-blog/#respond Fri, 11 Dec 2009 15:55:27 +0000 http://comofazerumblog.com/?p=287Quando cria um blog, pode ser interessante mostrar os artigos que mais vezes foram comentados. Com o WordPress basta ter um plugin para o efeito, que neste caso é o Most Commented, que mostra uma lista dos posts mais comentados. A sua instalação é muito simples. A primeira coisa a fazer é instalar o plugin através da área de administração do […]

]]>
Quando cria um blog, pode ser interessante mostrar os artigos que mais vezes foram comentados. Com o WordPress basta ter um plugin para o efeito, que neste caso é o Most Commented, que mostra uma lista dos posts mais comentados. A sua instalação é muito simples.

A primeira coisa a fazer é instalar o plugin através da área de administração do blog, depois é preciso ativá-lo.

Depois precisa de ir ao ficheiro que tem a sidebar (normalmente chama-se sidebar.php) e adicionar o seguinte código:

<?php mdv_most_commented(); ?>

Esta função pode ser chamada individualmente ou com vários parâmetros de entrada, que permitem colocar a quantidade de posts da lista e a antiguidade dentro do seu blog.

Existem vários Plugins para os posts mais comentados, mas este é o mais utilizado e popular na comunidade WordPress. Existem alguns Plugins que permitem a utilização diretamente nos widgets, o que facilita para os utilizadores menos experientes.

As funcionalidades não variam muito, por isso se quer criar um top de posts comentados no blog, utilize um destes plugins.

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/o-top-de-comentarios-nos-posts-do-blog/feed/ 0
Como colocar o envio de email nos posts do WordPresshttps://www.sitefacil.com/blog/como-colocar-o-envio-de-email-nos-posts-do-wordpress/ https://www.sitefacil.com/blog/como-colocar-o-envio-de-email-nos-posts-do-wordpress/#comments Thu, 12 Nov 2009 14:07:56 +0000 http://comofazerumblog.com/?p=233Uma boa técnica de divulgação de qualquer blog de sucesso é o “passa a palavra”. Alguém vê um bom artigo e resolve enviar para os seus amigos, que por sua vez voltam a enviar para mais amigos, tornando o post num produto viral. Colocar o envio do post por email no final de cada post, pode ajudar a atingir esse […]

]]>
Uma boa técnica de divulgação de qualquer blog de sucesso é o “passa a palavra”. Alguém vê um bom artigo e resolve enviar para os seus amigos, que por sua vez voltam a enviar para mais amigos, tornando o post num produto viral. Colocar o envio do post por email no final de cada post, pode ajudar a atingir esse objectivo.

Agora com as redes sociais e outros métodos de comentários rápidos, poderíamos pensar que o email deixou de ter importância. No entanto, o email continua a ser uma das melhores formas de divulgação online.

O WordPress tem um plugin chamado WP-Email que permite partilhar o post aos visitantes do seu site.

Instalar o Plugin

Só precisa de fazer o download e ativar o plugin. Depois, vá à zona de administração:

WP-Admin > Settings > Permalinks

É preciso salvar novamente esta página para que os permalinks sejam regenerados. Não precisa de mudar nada, só fazer “Save”.

Depois é preciso ir à opções do plugin e preencher o ecrã de baixo, que tem várias opções de configuração.

Depois de ter preenchido os campos relevantes, é preciso procurar as páginas em que necessita de colocar o código para aparecer a opção de partilhar. Normalmente as páginas chamam-se:

  • Page.php
  • Single.php
  • Index.php
  • Post.php

No fundo, precisa de procurar as páginas que contêm o conteúdo dos posts.

Procure o código que inclui o comando the_post, que envia o conteúdo para o ecrã. Depois é preciso incluir, dentro do ciclo, o seguinte código:

<?php if(function_exists(‘wp_email’)) { email_link(); } ?>

Partilhar apenas alguns posts

Este plugin permite também a utilização diretamente no post, sem precisar de adicionar em páginas PHP. Isto é útil no caso de querer apenas partilhar alguns posts específicos.

Para isso, apenas necessita de colocar a tag [email_link] nas páginas e posts que pretende partilhar.

Estatísticas do Plugin

Uma das características interessantes do plugin é a que permite mostrar as estatísticas de emails enviados, posts mais partilhados, etc.

Se quer incluir mais esta funcionalidade no blog, faça o download do plugin em WP-Email.

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/como-colocar-o-envio-de-email-nos-posts-do-wordpress/feed/ 3
Como ter navegação Breadcrumb no seu Bloghttps://www.sitefacil.com/blog/como-ter-navegacao-breadcrumb-no-seu-blog/ https://www.sitefacil.com/blog/como-ter-navegacao-breadcrumb-no-seu-blog/#respond Tue, 10 Nov 2009 09:47:53 +0000 http://comofazerumblog.com/?p=218Ter navegação Breadcrumb é uma excelente forma de melhorar o seu blog, tanto para os utilizadores como para os motores de busca. Todos os CMS utilizam este sistema de raiz, no entanto o WordPress não o traz instalado por defeito. Mas claro que existe um plugin (entre muitos) que permitem ter esta funcionalidade. A vantagem deste plugin é que permite uma […]

]]>
Ter navegação Breadcrumb é uma excelente forma de melhorar o seu blog, tanto para os utilizadores como para os motores de busca. Todos os CMS utilizam este sistema de raiz, no entanto o WordPress não o traz instalado por defeito. Mas claro que existe um plugin (entre muitos) que permitem ter esta funcionalidade.

A vantagem deste plugin é que permite uma hierarquia entre páginas e posts, daí a sua importância em termos de SEO. No entanto, para os visitantes, também é muito simples subir e descer um nível no conteúdo.

Por exemplo, neste site podíamos ter:

Blog> Plugins> Plugins Gratuitos

Só é preciso adicionar este código na página desejada.

<div>
<?php
if(function_exists('bcn_display'))
{
bcn_display();
}
?>
</div>

Desta forma saberíamos que o blog tem dois níveis inferiores, os Plugins e, por baixo desse, os Plugins gratuitos. Este plugin é aconselhado para sites em que os visitantes não sejam tecnologicamente tão avançados, o que não é o caso de quem lê este blog.

Pode fazer o download do plugin em Breadcrumb NavXT

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/como-ter-navegacao-breadcrumb-no-seu-blog/feed/ 0
Como integrar o Twitter com o WordPresshttps://www.sitefacil.com/blog/como-integrar-o-twitter-com-o-wordpress/ https://www.sitefacil.com/blog/como-integrar-o-twitter-com-o-wordpress/#respond Fri, 06 Nov 2009 08:00:40 +0000 http://comofazerumblog.com/?p=177Com a popularidade do Twitter, todos querem saber como fazer a integração perfeita entre o WordPress e a conta do Twitter. Vamos mostrar como pode fazer essa integração facilmente com a ajuda de um plugin chamado Twitter Tools. Este plugin publica os seus tweets como posts no WordPress.Publicar automaticamente Tweets no WordPress Em primeiro lugar tem de fazer o download do […]

]]>
Com a popularidade do Twitter, todos querem saber como fazer a integração perfeita entre o WordPress e a conta do Twitter. Vamos mostrar como pode fazer essa integração facilmente com a ajuda de um plugin chamado Twitter Tools. Este plugin publica os seus tweets como posts no WordPress.

Publicar automaticamente Tweets no WordPress

Em primeiro lugar tem de fazer o download do plugin, para depois o poder ativar. Depois de ter feito isso é preciso seguir estes passos:

  1. Criar uma categoria em que todos os posts do Twitter vão ser automatizados. Pode-lhe chamar o que quiser, por exemplo: “Tweets Diários”.
  2. Depois vá à zona de administração do WordPress e procure as definições do plugin Twitter Tools.
  3. Coloque o seu nome de utilizador e palavra-chave do Twitter.
  4. Active a opção que permite a criação de um post de cada vez que faz um tweet. Se não quiser criar um post por cada tweet, veja o passo seguinte.
  5. Active a opção de criar “weekly digests” e mude as definições para os títulos.
  6. Seleccione a categoria em que deseja que os tweets sejam arquivados.

Depois de ter feito estes simples passos, o seu blog está preparado para receber o Twitter.

Outras opções para disponibilizar Tweets

Este plugin é excelente e não se fica apenas por este método de integração. Pode também mostrar os seus tweets na sidebar do blog. Basta ir à zona de Widgets e mover para onde desejar.

Se quiser utilizar o código PHP, basta ir ao ficheiro sidebar.php e colocar o seguinte:

<?php aktt_sidebar_tweets(); ?>

Se apenas quiser mostrar o seu último tweet, basta fazer:

<?php aktt_latest_tweet(); ?>

Outras opções do Plugin

Não se fique por aqui, porque existem ainda outras possibilidades, como:

  • Arquivar os tweets a cada 10 minutos.
  • Criar um tweet sempre que tiver criar um post no blog, com um link. Basicamente é fazer o contrário do inicial.

Uma das limitações que este plugin ainda tem é a de não suportar mais do que uma conta Twitter, o que não deverá ser um grande problema para blogs individuais.

Este plugin Twitter Tools é excelente para todos os fanáticos do Twitter, que tenham um blog criado com o WordPress e não queiram perder nada do que está a acontecer entre estes dois mundos.

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/como-integrar-o-twitter-com-o-wordpress/feed/ 0